APRESENTAÇÃO

O grupo de investigação FORMA URBIS Lab foi criado em 2006 na sequência da selecção pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia do projecto de investigação “A Rua em Portugal – Inventário Morfológico”. Constituiu-se a partir da equipa pluridisciplinar que se apresentou a concurso, composta por docentes da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, à qual se foram agregando bolseiros do projecto, mestrandos e doutorandos com desenvolvimento de pesquisas ligadas à temática da forma urbana.

O FORMA URBIS Lab desenvolveu uma rede de relações com centros e grupos de investigação com interesses comuns ou complementares, assim como com investigadores nacionais e internacionais que participam nos trabalhos desenvolvidos como colaboradores ou consultores.

O FORMA URBIS Lab tem como objectivo principal a construção do Atlas Morfológico da Cidade em Portugal. Com este propósito, o grupo desenvolve e organiza uma base de dados de grande rigor, qualidade de informação e disponibilidade, que permita não só à equipa mas a todos os especialistas deste campo disciplinar o recurso a um material único para o desenvolvimento e extensão da investigação sobre temas de morfologia urbana, com recurso a material sobre a cidade portuguesa.

O FORMA URBIS Lab acolhe o desenvolvimento de trabalhos de investigação colectivos e individuais sobre a temática genérica da morfologia e morfogénese, embora com incidência em aspectos tão variados como os processos de formação do tecido urbano, a sua evolução, as características e propriedades das formas e dos modelos urbanos e a abordagem dos planos como configuradores de cidade.